0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

ashtanga-yantraO ashtánga yantra é o simbolo do SwáSthaya Yoga, o Yoga Antigo. Suas origens remotam ás mais arcaicas culturas da India e do Planeta. Parte de sua estrutura é explanada no Shástra Yantra Chintamani. Nessa obra clássica, sob a ilustração consta a legenda: “Este é o yantra que detém a palavra na boca do inimigo”. Constitui um verdadeiro escudo de proteção, lastreado em arquétipos do inconsciente coletivo.

Como qualquer escudo de proteção, não pode ser usado como arma de ataque. Assim, ninguém conseguirá utilizá-lo para fazer mal a pessoa alguma. No entanto, se alguém agredir um protegido pelo ashtánga yantra, ferir-se-á gravemente. Por isso, quase todas as pessoas que usam o verbo para atacar o portador do ashtánga yantra costumam colher tão amargos infortúnios.

Ao reproduzi-lo, atente para o fato de que nas extremidades dos trishulas não há pontas angulosas, mas sim curvilineas. Para respeitar rigorosamente seu traçado, ao inves de o redesenhar, fotolite ou escaneie a ilustração acima.

 

“Amigo e inimigo são como yin e o yang: precisamos dos dois. Uma árvore cresce para baixo e para cima. Para baixo, cria raizes, que se desenvolvem nas trevas, mas sem as quais a árvore nao teria força nem estrutura para manter-se de pé. Os inimigos são as raizes e os amigos, os ramos que a fazem florescer.”

 

– DeRose

 

Extraído do livro Tratado de Yôga, DeRose, Editora Nobel.