Respire melhor! por William Câmara


respiracao_qualidade_de_vida_metodo_derose_vila_morumbi

A melhor forma de respirar é a respiração completa, ou seja, utilizando a parte baixa (abdômen), média (costelas e músculos intercostais) e a alta (região superior do tórax), mas infelizmente não respiramos assim.

No dia a dia, a respiração é muito mais curta e estimo que, sem treinamento, a maioria das pessoas utilizem por volta de 40% da sua capacidade pulmonar. Para mudar isso é bem fácil, basta treinar.

Então, mãos à obra, ou melhor, narinas.

Para alcançar a respiração completa, primeiro é preciso treinar cada parte isolada.

Respiração baixa:

- Apoie as mãos sobre o abdômen;

- Ao inspirar, projete o abdômen para fora, preenchendo ele com ar. Mantendo as partes média e alta completamente imóveis;

- Retenha o ar nos pulmões por alguns instantes;

- Expire lentamente.

Repetir o mesmo processo de respiração com as partes média e alta, sempre lembrando de manter imóveis as demais. Feito estes treinamentos, agora já podemos passar para a respiração completa.

Respiração completa:

- Ao inspirar, projete o abdômen para fora, afaste as costelas e os músculos intercostais e, por fim, eleve o alto do tórax;

- Retenha com os pulmões cheios por alguns instantes;

- Expire lentamente;

- Retenha sem ar nos pulmões por alguns instantes.

É importante manter o conforto durante todo o treinamento, qualquer sinal de desconforto significa que você está forçando demais o seu corpo, por isso lembre-se sempre da regra de segurança: esforce-se mais sem forçar.

local_treinamento_respiracao_metodo_derose_morumbi_qualidade_de_vidaPor fim, além das salas de aulas das escolas do Método DeRose, acredito que a respiração possa e deve ser treinada a qualquer hora, mas há dois momentos do dia que são excelentes para treinar.

Antes de dormir e no trânsito. Ao dormir, aproveite que já está deitado, treine cada parte da respiração e por fim, a completa. E no trânsito, ao invés de perder alguns minutos (no caso de São Paulo, pode ser algumas horas) do seu dia, utilize esse tempo para treinar.

Caso tenha ficado alguma dúvida, deixe um comentário que ficarei feliz em responder.

Texto do Instrutor Marcelo Hirota,

Fonte: http://www.derosevilamadalena.org/2012/10/qualidade-de-vida-respire-melhor-respiracao/



Siga-nos

Instagram




Sobre

Estamos há 50 anos no mercado de alta performance, qualidade de vida, autoconhecimento, alongamento muscular, consciência corporal, combate ao stress, meditação, exercícios respiratórios e alimentação biológica.