Qualidade de Vida por William Câmara


Qualidade de Vida 

“A maioria das pessoas só começou a se interessar por qualidade de vida porque o tema é cool. Na verdade, é uma questão de vida ou morte para qualquer empresário, executivo, estudante, desportista, intelectual, celebridade, político, enfim, para todos os que vivem nas grandes cidades e que estão aí escrevendo a História do Mundo com as suas realizações do dia-a-dia.

Qualidade de vida não é fugir da vida real, nem se refugiar numa cidade pequena, sítio ou fazenda. É continuar em São Paulo, New York ou Paris, agitando, criando, realizando, usufruindo de tudo o que a vida moderna nos concede, de tudo o que a tecnologia nos proporciona, mas degustando cada momento com descontração e alegria, tornando sua existência digna de ser vivida.

Qualidade de vida é alimentar-se de forma saudável, mas sem ser um eco-chato. É dedicar alguns minutos por dia para procedimentos corporais inteligentes, que não agridam seus ligamentos ou articulações. É aprender a respirar melhor e concentrar a sua mente para maximizar a performance na profissão, no esporte e na vida afetiva. E, durante o trabalho, esporte ou relação afetiva, saber manter-se descontraído e descomplicado. Ser uma pessoa feliz e que faz os outros felizes, de quem todos têm prazer em estar por perto.

Este é o tripé que constitui a fórmula da saúde: bom exercício, boa alimentação e boa cuca. Se você fizer muito bem os outros dois, mas faltar um dos três, a saúde vai ficar capenga. No entanto, os recursos disponíveis quase sempre tratam somente de exercícios (nem sempre inteligentes), ou só de nutrição ou só da área emocional. E quando o emocional não está bem, você não ganha dinheiro. Quando não ganha dinheiro somatiza algum problema de saúde. Cuidar separadamente de cada área e tentar uma sinergia forçada costuma não dar certo. É preciso encontrar um método que integre tudo isso de forma harmoniosa.

Pois um dia eu vinha caminhando pela Alameda Jaú, em São Paulo, e pensando com os meus botões como poderia administrar meu tempo e dinheiro para cuidar da boa forma, da alimentação e do emocional sem ter que sacrificar meu trabalho ou lazer, e sem ter que ficar correndo de um lado para o outro. Esse foi um dos dias mais felizes da minha vida. Eu estava realmente dispersa e deixei minha bolsa cair ao chão derrubando tudo. Confusa, tentei me abaixar e então percebi que da casa número 2000, uma porta se abriu e dela saíram três pessoas lindas, um ótimo astral e educação. Imediatamente todos me ajudaram a recolher meus pertences e me ofereceram água. Ora, isso não é comum, tanta educação e simpatia nos dias de hoje. Eles me levaram para dentro da casa e, tomada pela curiosidade, fiquei pensando o que se fazia ali: se seria uma escola, um SPA, ou algo parecido.

Como a ler meus pensamentos, a gentil recepcionista me salvou perguntando se eu queria informações. “Sim, claro!”, respondi ensaiando uma naturalidade meio forçada. Ela me explicou que o local era uma escola de life style que trabalhava com o Método DeRose. E o que seria isso? “É uma cultura. O Método DeRose ensina como respirar melhor, como administrar o stress, como concentrar-se e cultivar a qualidade de vida. O aprimoramento corporal é obtido mediante técnicas isométricas e isotônicas. Nossa Casa é um espaço de cultura e bem-estar. Um ambiente onde você poderá participar de palestras, cursos e aulas práticas, tanto em grupo quanto com personal trainer.”

Bem, gostei do astral, adorei as pessoas que conheci lá dentro e comecei a freqüentar para compreender melhor. Isso mudou a minha vida. Para melhor, é claro! Passei a ser mais feliz, mais energética, mais produtiva e o meu corpo está saradíssimo. Inclusive, devido à minha melhor percepção adquirida com a prática diária e à administração do stress, estou até ganhando mais dinheiro, pois isso tudo se reflete no seu comportamento quando você está bem consigo mesmo e com todos à sua volta. Hoje sinto que é um privilégio poder compartilhar essa experiência com você que lê o meu artigo. Vai ser maravilhoso que você também venha fazer parte da nossa história.”

Jornalista Alessandra Roldan

 


Siga-nos

Instagram




Sobre

Estamos há 50 anos no mercado de alta performance, qualidade de vida, autoconhecimento, alongamento muscular, consciência corporal, combate ao stress, meditação, exercícios respiratórios e alimentação biológica.